terça-feira, 20 de julho de 2010

Recorde Brasileiro e Sulamericano no Esporte Espetacular, Rede Globo.

A atual formação do Ladies First estava toda lá no Arizona, quebrando o novo Recorde Brasileiro e Sulamericano de Formação em Queda Livre.

Parabéns Ladies por representarem tão bem as mulheres.
Éramos ao todo 130 atletas. Dos quais, 9 mulheres apenas.
Destas nove, 5 são as atuais integrantes do Ladies First 4 way Team:
Tia Lulu, Flavia, Assiane, Ruthinha e Vanessa.
Destas 5, quatro estiveram no salto do Recorde.

Abaixo, matéria exibida no Esporte Espetacular, em 18/07/2010.
Assistam!


Atenção: o cinegrafista que dá a entrevista não é o Rick Neves como mostra a legenda. Trata-se, na verdade, de Rodrigo Kriestensen.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

"Não há como não sorrir quando se tem o céu como parque de diversão"



Ana Paula Bonetti, de Curitiba, conheceu Assiane que salta de paraquedas com a Flavia, a Vanessa e a Tia Lulu. Elas formam o atual time feminino de 4 way de nome Ladies First que incentiva a entrada de mulheres no esporte.

Ana Paula se rendeu, pela primeira vez, ao maravilhoso mundo do Skydive e conta aqui no blog como foi a experiência de acompanhar de perto o treino do time e fazer seu primeiro salto duplo.

Ladies First convida: que venham as mulheres!!

fotos (e vídeo lá em baixo): Migalha
___________________________________________

"Neste final de semana, resolvi concretizar uma das minhas metas na lista "coisas importantes para fazer em 2010": saltar de paraquedas.

E eis que, antes do meu salto duplo, acabei por conhecer quatro sensacionais mulheres, integrantes da Ladies First, equipe de paraquedismo na modalidade 4 way, cujo objetivo é formar o maior número de figuras durante a queda livre.

Passei o final de semana em Boituva/SP (onde está o Centro Nacional de Paraquedismo) com Assiane, Flávia, Vanessa e Tia Lulu e posso dizer que essas mulheres são feras!!! Levantam cedo (a Vanessa é a única que nunca chega no horário! hihihi), deslocam-se quilômetros para treinar (Assiane mora em Curitiba, Tia Lulu em Joinville e Flávia em São Paulo), saltam com prazer e sempre, sempre mesmo, estão com um enorme sorriso no rosto. Isso sem falar nas piadas e brincadeiras, na avaliação sempre bem humorada que fazem dos saltos - nas palavras do coach Pedrosan: em uma avaliação técnica e criteriosa, pontos positivos e a melhorar (decorei!!!) - e no carinho com que tratam umas às outras.

Acompanhei os saltos da equipe no sábado pela manhã, ansiosa pelo meu salto duplo. A cada análise da filmagem das meninas, percebi que o paraquedismo é encarado como qualquer outro esporte, bem diferente da percepção que a maioria das pessoas possui. Não estou dizendo que a atividade não envolva riscos. Mas se pensarmos bem, qualquer modalidade esportiva envolve certo grau de risco. Posso sofrer um barotrauma mergulhando, posso me lesionar correndo, posso sofrer um acidente no rafting, etc. Mas, assim como nessas atividades, o perigo é drasticamente reduzido se praticado com segurança e responsabilidade, como todos com quem tive contato em Boituva se propõem.

Tenho certeza que ter assistido o treino das meninas pela manhã me deu mais segurança para realizar essa aventura. Depois de fechar o salto duplo com a Escola Outlaw e ouvir as instruções do meu instrutor, Pedro Hilu, embarcamos no mesmo avião que as meninas. A presença delas me deu bastante segurança, até que....até que elas saltaram e sumiram em queda livre!!! Aí eu comecei a berrar...o barulho do vento e a altura realmente assustam, mas em nenhum momento eu pensei em desistir ou mesmo "que raios estou fazendo aqui?". Muito pelo contrário, a coisa que eu mais queria era saltar logo!

Tive medo na hora de saltar? Não sei. Se tive, a empolgação/excitação/adrenalina foram bem maiores. O que eu lembro é daquela rajada de vento no rosto, das palavras da Assiane momentos antes: "existem duas razões para você sorrir: a primeira delas é porque você vai saltar, a segunda é porque se você não sorrir seu rosto vai ficar deformado no vídeo" (hahaha), do instrutor dizendo "pés para fora do avião" e daí....daí segundos de felicidade absurda, uma sensação de liberdade inenarrável, uma emoção tão intensa que tive vontade de rir, chorar e berrar ao mesmo tempo e, com certeza, um dos melhores momentos da minha vida. Em poucos segundos transitei pela euforia, prazer e satisfação de ver o mundo sob uma perspectiva diferente. E como se não bastasse essa mistura de sensações e sentimentos, quando o paraquedas se abriu e a aventura se transformou em um voo tranquilo e suave, pude curtir uma paisagem incrível, me sentir leve, em paz, flutuando....Não lembro quantas vezes repeti para o instrutor "perfeito! surreal!" até que pousamos com segurança e as meninas vieram ao meu encontro, todas com aquele habitual sorriso lindo no rosto.

A conclusão dessa experiência? Agora entendo perfeitamente como essas quatro mulheres encaram dias intensos de treino de maneira alegre e sempre felizes. É que não há como não sorrir quando se tem o céu como parque de diversão.

A dica? A compreensão total desse texto só acontece depois que você saltar e...lógico, conhecer as meninas também!
Então, nas palavras da Assiane, "bóra para Boituva?"

Ana Paula Bonetti____________________
* quem se interessar em fazer um salto duplo e não souber por onde começar, entre em contato com as Ladies (clique no link "fale com as Ladies"), a gente pode ajudar!

Faltam 50 dias para o Campeonato Brasileiro!!


Aqueçam suas torcidas: campeonato vem aí!
De 3 a 7 de Setembro, em Boituva / SP.
Temos só mais 2 treinos pela frente e muita garra.

Essas mulheres vão dar trabalho!

sábado, 3 de julho de 2010

Primeiro treino com nova integrante, novo coach!

No lugar da Ruthinha, Tia Lulu.
Nas impossibilidades do coach titular Pedrosan, o novo coach Daiton Ribeiro.

A gente foi pro último treino com um monte de dúvidas. Voltamos cheias de certezas.
Aumentamos nossa média, aprendemos diferente, voamos com uma integrante nova, mas exemplar.

Ladies First não tem fase ruim. Estou chegando a esta conclusão!

Valeu Tia Lulu pelos saltos surpreendentes que fez conosco. Obrigada Daiton pelo conhecimento e ajuda à nossa nova Back.

Ladies, rumo ao campeonato brasileiro 2010! É pra lá que a gente vai!!